Regulamento
📢 Consulte as salas dos orientadores - 12 de abril
Regulamento
No Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Higienópolis é desenvolvido, anualmente, o Projeto Pesquisa. Ele é realizado com estudantes de todas as etapas de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Projeto tem por principal objetivo instigar, nos estudantes, o desejo de procurar, inventar, descobrir e socializar o conhecimento adquirido. A culminância do projeto ocorre na Mostra de Iniciação Científica – MIC, momento em que estudantes fazem a apresentação de seus trabalhos à comunidade escolar. Em 2025, ela será realizada no dia 6 de setembro.
Incentivar a investigação científica no contexto educacional;
Contribuir para a formação dos estudantes, possibilitando o contato com diferentes áreas do conhecimento e metodologias científicas;
Proporcionar ao estudante e ao professor orientador momentos de aprendizagem sobre pesquisa científica, visando ao estímulo do pensar científico e criativo por meio da resolução de problemas;
Divulgar experimentos e pesquisas realizadas por alunos do C.E.M. Pastor Dohms - Unidade Higienópolis.
Durante a elaboração de um trabalho científico, diversas habilidades podem ser desenvolvidas pelos estudantes. Algumas delas são:
Leitura, escrita e comunicação (Língua Portuguesa): A elaboração de um trabalho científico exige o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, além de capacitar os estudantes para se expressarem de forma clara e objetiva.
Argumentação e pensamento crítico (Língua Portuguesa): A elaboração de um trabalho científico envolve a construção de argumentos e o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo aos estudantes avaliar e refletir sobre diferentes perspectivas e informações.
Competência leitora e escritora em Língua Inglesa ou outras línguas estrangeiras (Línguas estrangeiras): Muitos trabalhos científicos são escritos em inglês, o que pode exigir habilidades de leitura e escrita nesse idioma, além da capacidade de compreender e interpretar textos técnicos e acadêmicos em uma língua estrangeira.
Conhecimento e aplicação de métodos científicos (Ciências da Natureza e Matemática): A elaboração de um trabalho científico requer o domínio de métodos científicos, como observação, formulação de hipóteses, experimentação, análise e interpretação de dados, e elaboração de conclusões.
Resolução de problemas e tomada de decisões (Ciências da Natureza e Matemática): A pesquisa científica envolve a identificação de problemas, a busca por soluções e a tomada de decisões baseadas em evidências.
Conhecimento histórico e geográfico (Ciências Humanas): Dependendo do tema abordado, o trabalho científico pode envolver o estudo da História e Geografia, permitindo aos estudantes compreender e contextualizar eventos e processos históricos, bem como analisar a distribuição e interação de fenômenos sociais, políticos e culturais no espaço geográfico.
Empatia e cooperação (Habilidades Socioemocionais): A elaboração de um trabalho científico em grupo pode favorecer o desenvolvimento da empatia, do respeito à diversidade e da cooperação, habilidades essenciais para o convívio social e a formação cidadã.
Autonomia e responsabilidade (Habilidades Socioemocionais): O desenvolvimento de um trabalho científico exige planejamento, organização e responsabilidade, permitindo aos estudantes exercitar a autonomia e a autogestão de seus processos de aprendizagem.
Cultura digital e tecnologia (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação): A elaboração de um trabalho científico pode envolver o uso de tecnologias digitais para pesquisa, análise, produção e apresentação de informações, desenvolvendo habilidades de busca, seleção e avaliação de fontes digitais, bem como o uso crítico e responsável das tecnologias.
Crianças da Educação Infantil, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do C.E.M. Pastor Dohms – Higienópolis. Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio atuam como avaliadores internos e os da 3ª série do Ensino Médio participam de modo opcional.
Na Educação Infantil, a turma é o grupo. Nos Anos Iniciais, os grupos são formados por no máximo seis (6) estudantes. Nos Anos Finais e no Ensino Médio, os grupos são compostos por quatro (5) ou cinco (6) estudantes da mesma turma, de acordo com a temática escolhida. A quantidade de estudantes por grupo deverá respeitar a seguinte distribuição em cada turma:
Na Educação Infantil, a professora regente e a professora de Língua Alemã são as orientadoras. Nos Anos Iniciais, a professora regente é a orientadora.
Nos Anos Iniciais, a professora regente elenca temas das diferentes áreas do conhecimento e os estudantes escolhem aquele de seu maior interesse. A partir disso, são formados grupos de, no máximo, seis (6) integrantes.
Nos Anos Finais e no Ensino Médio, os estudantes formam grupos de acordo com seu interesse de pesquisa, indicam um representante do grupo, que é o responsável por fazer a inscrição. No momento da inscrição, ele deve indicar 5 opções de professores orientadores, considerando os exemplos de temas de pesquisa ofertados.
Não há garantia de que a 1ª opção seja atendida, pois cada professor poderá orientar um determinado número de grupos. Caso a primeira opção não possa ser atendida, a Coordenação Pedagógica indicará uma das outras opções indicadas no formulário de inscrição.
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais não é necessário realizar a inscrição, pois a organização é feita em sala de aula.
Após a formação dos grupos nos Anos Finais e no Ensino Médio, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 27 de março, às 18h30min e 28 de março, às 18h30min. O líder de cada grupo deverá preencher o Formulário de Inscrição.
A divulgação dos professores orientadores ocorrerá no dia 4 de abril, às 18h30min, no site da MIC.
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, a orientação aos grupos acontece em sala de aula. Para os Anos Finais e o Ensino Médio, estão previstos dois momentos de orientação com o professor orientador a cada mês, de acordo com o cronograma (ao final do Regulamento). As combinações para cada encontro serão feitas diretamente pelo e com o professor orientador.
O Projeto de Pesquisa será desenvolvido, exclusivamente, pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A entrega do Projeto deverá ocorrer ao final do terceiro trimestre, em data a ser combinada ainda com o professor do componente curricular "Pesquisa e Investigação".
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais o banner é confeccionado durante as aulas com o auxílio dos professores. Os grupos precisarão elaborar o Banner de acordo com as instruções disponíveis nesta página.
Nos Anos Finais e no Ensino Médio, os grupos precisarão elaborar o Trabalho Científico e o Banner de acordo com as instruções disponíveis nesta página.
A entrega do Trabalho e do Banner deverá ocorrer no dia 7 de agosto. Os arquivos devem ser compartilhados com o(a) professor(a) orientador(a) do grupo.
A avaliação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais será realizada por meio da observação de todas as etapas de desenvolvimento da experiência em sala de aula, no engajamento das crianças e dos estudantes durante a apresentação na MIC.
A avaliação nos Anos Finais e no Ensino Médio será composta pela produção escrita, pela elaboração do banner e pela apresentação oral. A primeira parte será avaliada pelo professor orientador ao longo de todo o processo de elaboração do trabalho. Os integrantes dos grupos serão avaliados individualmente com base nas suas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa.
Para a atribuição das menções, os orientadores observarão a execução de cada etapa do trabalho, o cumprimento dos prazos estabelecidos, a participação nos encontros de orientação, a efetiva comunicação durante a construção do trabalho entre os integrantes do grupo e o orientador. As menções serão atribuídas a todos os componentes curriculares da respectiva etapa de ensino, com exceção dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, cuja menção será somente para o componente curricular "Pesquisa e Investigação".
A última parte (apresentação oral) será avaliada por avaliadores externos convidados. A menção atribuída à apresentação oral será igualmente registrada para todos os componentes curriculares da respectiva etapa de ensino.
No dia da MIC, os avaliadores estarão identificados com crachás amarelos.
Os critérios listados abaixo serão considerados pelos professores orientadores dos Anos Finais e do Ensino Médio de acordo com as expectativas para cada ano/etapa de ensino. Nos primeiros encontros de orientação, os professores orientadores informarão aos seus grupos quais critérios serão observados na sua avaliação.
Definição do problema e objetivos:
Clareza na formulação do problema de pesquisa
Relevância e originalidade do tema escolhido
Objetivos bem definidos e alinhados com o problema proposto
Revisão bibliográfica:
Adequação e atualidade das fontes consultadas
Capacidade de síntese e análise crítica dos autores e trabalhos citados
Identificação das lacunas na literatura existente e contribuição do trabalho para o avanço do conhecimento
Metodologia:
Adequação da metodologia escolhida para responder à pergunta de pesquisa
Clareza na descrição dos procedimentos, técnicas e instrumentos utilizados
Rigor na aplicação dos métodos e análise dos resultados
Organização e qualidade do trabalho escrito:
Estrutura coerente, seguindo as normas de formatação e citação
Redação clara, objetiva e gramaticalmente correta
Apresentação de conclusões bem fundamentadas, com base nos resultados obtidos
Elaboração e qualidade do banner:
Uso eficiente do espaço, com informações relevantes e legíveis
Design atraente e organizado, facilitando a compreensão do trabalho
Uso adequado de gráficos, tabelas e ilustrações para apresentar os resultados
Cumprimento dos prazos:
Entrega do trabalho escrito e do banner nas datas estipuladas
Participação efetiva nos encontros de orientação mensais
Trabalho em equipe:
Demonstrar colaboração e distribuição equilibrada de tarefas entre os membros do grupo (o(a) orientador(a) observará o histórico de edições do trabalho escrito e do banner)
Capacidade de lidar com conflitos e de tomar decisões em conjunto
Impacto e relevância social:
Demonstração de como o trabalho pode contribuir para a solução de problemas da sociedade
Apresentação de possíveis aplicações práticas dos resultados obtidos
Reflexão sobre as implicações éticas e morais relacionadas ao tema e à pesquisa realizada
Criatividade e inovação:
Demonstração de originalidade na abordagem e desenvolvimento do trabalho
Capacidade de propor soluções inovadoras e criativas para os problemas identificados
Uso de técnicas e recursos diferenciados na apresentação do trabalho escrito e do banner
Apresentação oral no dia da Mostra:
Domínio do conteúdo e capacidade de comunicação com a audiência
Uso eficaz de recursos visuais para apoiar a apresentação
Resposta adequada e fundamentada às perguntas dos avaliadores externos e da comunidade escolar
ATENÇÃO: Condições para que um estudante e/ou um grupo possa apresentar o seu trabalho no dia da Mostra:
Participação em pelo menos cinco (5) encontros de orientação (presenciais e/ou remotos)
Obtenção de menção A, B ou C no trabalho escrito
Na Educação Infantil e Anos Iniciais, todos os estudantes que participarem da MIC receberão um certificado de participação no evento.
Nos Anos Finais e no Ensino Médio, receberão certificado apenas os grupos reconhecidos como destaque na MIC.
Os melhores trabalhos de cada etapa - Anos Finais e Ensino Médio - serão premiados. Os prêmios servirão como um reconhecimento do empenho, dedicação e qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes.
A revelação dos trabalhos premiados e os detalhes do prêmio serão divulgados em dezembro de 2025. A definição dos grupos vencedores será realizada pela Equipe Pedagógica, levando em consideração as avaliações dos professores orientadores e dos avaliadores convidados.