Como elaborar o trabalho?
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Como elaborar o trabalho?
Os modelos/templates NÃO DEVEM ter suas configurações alteradas, ou seja, o que estiver em negrito, em caixa alta ou afins deve ser mantido. Fontes e realces coloridos NÃO DEVEM ser utilizados ao longo do texto.
Atenção: Ao clicar no link abaixo correspondente ao seu ano escolar, você criará automaticamente uma cópia do template. Essa cópia ficará salva no seu Drive e precisará ser compartilhada com os demais integrantes do seu grupo. Clique aqui para ver instruções sobre o uso do Google Drive.
A principal função do pôster é sintetizar as informações da pesquisa e seus dados mais relevantes. Além disso, o pôster deve acompanhar a exposição oral do trabalho pelo grupo. Para acesso ao modelo/template de pôster, clique no link.
Atenção: Ao clicar no link, você criará automaticamente uma cópia do template. Essa cópia ficará salva no seu Drive e precisará ser compartilhada com os demais integrantes do seu grupo. Clique aqui para ver instruções sobre o uso do Google Drive.
O resumo pode ser considerado a “vitrine” do trabalho, ou seja, a parte que irá despertar nas pessoas o interesse pelo texto e onde são destacados os pontos relevantes da pesquisa. Invariavelmente, o resumo será a seção mais lida do seu documento científico e, por isso, é importante que seja bem formulado.
No resumo, aparecem os aspectos mais relevantes do trabalho, as ideias essenciais, na mesma sequência em que aparecem no desenvolvimento da pesquisa. É uma visão geral do conteúdo (tema, justificativa, questões norteadoras, objetivos, métodos, análises, resultados e considerações finais). Não é permitida a inserção de qualquer tipo de imagem.
Ele é apresentado com frases claras, geralmente em parágrafo único, usando de 150 a 500 palavras, no limite de uma página. Ao final, devem constar as palavras-chave, que são as palavras que melhor representam e resumem o trabalho (até seis).
Abstract: Elemento obrigatório que consiste em uma versão do resumo em idioma de divulgação internacional (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em alemão Zusammenfassung, por exemplo). Deve ser seguido também das palavras-chave traduzidas na língua estrangeira escolhida.
INTRODUÇÃO
A introdução é a parte inicial do trabalho escrito, tendo como finalidade apresentar ao leitor uma visão geral, clara e simples da pesquisa, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho. Ela deve informar:
(a) a natureza e importância do tema;
(b) a justificativa, ou seja, o motivo da escolha do tema pelo grupo;
(c) as questões norteadoras da pesquisa e
(d) os objetivos traçados.
Na introdução, não se deve apresentar sentenças conjugadas na primeira pessoa, por exemplo: “Nesse trabalho eu irei descrever sobre o processo de formação das rochas...”. Deve-se utilizar a terceira pessoa do singular: “O trabalho aborda o processo de ...”.
(a) Tema
O tema é expresso em uma ou duas frases no máximo para que o leitor tenha conhecimento do que é tratado no trabalho. Na definição do tema, é importante observar os seguintes critérios:
(I) o tema deve ser um assunto específico de uma área de estudo, pois, se abrangente demais, torna-se impossível sua realização em tempo hábil;
(II) de preferência, o tema deverá ter relevância social, ou seja, ser importante não somente para seu grupo, mas também, e principalmente, para a comunidade escolar.
(b) Justificativa
A justificativa é a descrição detalhada dos motivos da escolha do tema a partir da sua importância social, explicitando o tipo de contribuição que a pesquisa pode gerar para a sociedade como um todo ou para certos grupos sociais. A justificativa pode ser expressa em mais de um parágrafo, conforme a necessidade do grupo de tornar clara a sua motivação.
(c) Questões norteadoras
Perguntas fundamentais que o seu grupo deseja responder com o desenvolvimento da pesquisa. Elas são as motivadoras dos objetivos propostos pelo grupo. As questões serão respondidas quando os objetivos forem alcançados ao término da investigação. É importante salientar que, nas considerações finais do trabalho, deve-se retomar as questões norteadoras já com as suas devidas respostas para
fechamento do que foi questionado e trazido pelo estudo.
(d) Objetivos
Nos objetivos, é necessário registrar o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do tema do trabalho. Normalmente, os objetivos são registrados por meio de sentenças iniciadas por verbos no infinitivo como, por exemplo, conhecer, identificar, descobrir, caracterizar, descrever, analisar,
avaliar, verificar, investigar etc.
REFERENCIAL TEÓRICO / FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesta parte da pesquisa, o tema é exposto teoricamente de forma detalhada e ordenada. Nela, o grupo deve fazer referência ao ponto de vista dos autores consultados e o apresentar, de modo resumido, em diálogo com o posicionamento do grupo.
Não é a cópia integral e indiscriminada de textos, mas sim as contribuições mais importantes sobre o tema da pesquisa sob a perspectiva de diferentes autores. No referencial/fundamentação, o grupo deve, portanto, expor a literatura estudada sobre o tema.
METODOLOGIA
Na metodologia se responde às seguintes questões:
(a) Como serão alcançados os objetivos da pesquisa? (AF6 a AF9)
(b) Quais e que tipos de fontes bibliográficas serão utilizadas? (AF6 a AF9)
(c) Quantas fontes bibliográficas comporão o referencial teórico/fundamentação teórica? (AF6 a AF9)
(d) Qual será a metodologia de análise sugerida para o ano seguinte? (apenas para AF8)
Para os AF9, EM2 e EM3, além das questões anteriores de "a" a "c", deve-se responder também às seguintes:
(e) Como serão coletados os dados?
(f) Como serão analisados os dados obtidos?
(g) Quais serão os materiais necessários para a análise?
A coleta de dados a respeito do tema poderá ser feita por meio de experimentos, observação, entrevistas etc. Esses dados serão a base para a conclusão da pesquisa. Depois que o grupo tiver analisado os dados obtidos de acordo com seus objetivos, procede-se à discussão dos resultados na seção seguinte (Análise dos dados / Resultados).
ANÁLISE DOS DADOS (OU RESULTADOS) - AF9, EM2 e EM3
Nesta seção, o grupo deverá descrever detalhadamente o que descobriu a partir do emprego da metodologia escolhida e de acordo com os objetivos que havia delimitado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É a seção final da pesquisa, na qual se apresentam
(I) as respostas às questões norteadoras correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos e
(II) a discussão dos resultados obtidos. Deve haver também uma breve recapitulação da pesquisa bibliográfica e de seus desdobramentos no futuro, caso a pesquisa possa ser continuada e aprofundada.
Ademais, esta seção deve conter uma reflexão sobre o que o grupo leva da pesquisa para si, podendo haver uma sinalização da contribuição social do estudo não somente para seu grupo, mas também para a comunidade escolar.
Todas as fontes pesquisadas e mencionadas em citações diretas ou indiretas ao longo do trabalho devem estar indicadas ao final dele, em ordem alfabética. Elas devem estar formatadas nos padrões abaixo de acordo com o tipo de publicação:
*️⃣ LIVROS
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. 15ª ed. Porto Alegre: Brasil Gráfica Editora, 2010.
*️⃣ ARTIGO DE REVISTA
BOCCIA, Patrícia. Use a cabeça. Revista Saúde é Vital. São Paulo, vol. 165, p. 24-35, Junho 1997.
*️⃣ ARTIGO DE JORNAL
MARIANO, Nilson. Hábitos do brasileiro se transformam em 10 anos: mais TV e menos rádio. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 30 set. 2004. Reportagem especial p. 5.
*️⃣ INTERNET
FARIA, Caroline. Mangues (Manguezal). Disponível em: <http:/www.infoescola.com/geografia/mangues-manguezal>. Acesso em: 21 jul. 2011.
*️⃣ IMAGEM
FARIA, Caroline. Mangues (Manguezal). Disponível em:
<http:/www.infoescola.com/geografia/mangues-manguezal>. Acesso em: 21 jul. 2011.
🔴 Observação: esta referência deve ficar logo abaixo da imagem.
Referenciador automático: Clique aqui para criar automaticamente as referências do seu trabalho de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) preenchendo corretamente os campos solicitados pelo site.
ANEXOS
Os anexos são elementos como imagens, tabelas, textos na íntegra, questionários etc. que são opcionais para o entendimento do trabalho. Os anexos dependem do que o grupo quer expor além do que é essencial, pois eles complementam as informações teóricas, metodológicas e analíticas trazidas anteriormente no desenvolvimento do estudo.
Há pelo menos duas formas de citar textos de autores, conforme seguem abaixo:
*️⃣ Citação direta: trata-se de uma transcrição, ou seja, uma cópia literal de um trecho de alguma obra publicada por um autor consultado ao longo da pesquisa. Nesse sentido, o recomendável é que todos os elementos textuais, como, por exemplo, ortografia, sinais gráficos e pontuação, sejam rigorosamente
respeitados, funcionando como uma espécie de cópia fiel das ideias e da escrita trazidas pelo autor em questão. Quando a citação é direta, escreve-se sempre o texto copiado ENTRE ASPAS DUPLAS.
Exemplo 1: “A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. (TEIXEIRA, 1998, p. 35).
Exemplo 2: Segundo Russel (1994, v.1, p. 44), “[...] atualmente, a maior parte do mundo científico emprega a versão chamada unidades SI.”
*️⃣ Citação indireta: caracteriza-se como uma espécie de paráfrase das ideias de determinado autor, ou seja, o grupo deve escrever com as suas próprias palavras o que interpreta do texto desse autor, mantendo, contudo, o mesmo sentido. Outro aspecto que deve ser levado em conta é a necessidade de mencionar o autor (ou os autores) e o ano de publicação da obra. Quando a citação é indireta, escreve-se a ideia defendida pelo autor sempre SEM ASPAS.
Exemplo: Para Menezes (2004), o homem, desde épocas remotas, exerceu atividades de viagens, sendo que sempre existiu uma motivação para que estas acontecessem, utilizando o transporte e a hospedagem.
🔴 Observação importante: Plágio (cópia literal do texto ou das ideias de outra pessoa sem mencioná-la devidamente) é crime, passível de punição (multa, ou até prisão), conforme o artigo nº 184 do Código Penal brasileiro.
📘 FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre : Penso, 2013.
📘 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2023.
📘 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
📘 HERNANDEZ SAMPIERI, Roberto. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre : Penso, 2013.
📘 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2022.
📘 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 9.ed. São Paulo : Atlas, 2021.
📘 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo : Cortez, 2016.
📘 YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre : Penso, 2016.