Como usar o
Google Drive?
📢 Consulte as salas dos orientadores - 12 de abril
Como usar o
Google Drive?
Olá, estudante! Este tutorial vai te ensinar como utilizar o Google Drive com sua conta institucional @dohms.org.br e aproveitar ao máximo os recursos de compartilhamento e trabalho colaborativo. Vamos lá!
Siga os passos abaixo para utilizar todos os recursos do Google Drive :
Acessando o Google Drive
Abra seu navegador e acesse o Google Drive.
Clique em "Fazer login" no canto superior direito.
Insira seu endereço de e-mail institucional (@dohms.org.br) e senha.
Pronto! Agora você está conectado ao Google Drive com sua conta institucional @dohms.org.br.
Criando documentos de texto e apresentações
Clique em "+ Novo" no canto superior esquerdo.
Selecione "Documentos Google" para criar um documento de texto ou "Apresentações Google" para criar uma apresentação.
Dê um título ao seu documento ou apresentação clicando em "Título do documento" ou "Título da apresentação" no canto superior esquerdo e digitando o nome desejado.
Você também pode criar pastas para organizar seus documentos. Basta clicar em "+ Novo" e selecionar "Nova Pasta".
Compartilhando e trabalhando colaborativamente
Abra o documento ou apresentação que deseja compartilhar.
Clique no botão "Compartilhar" no canto superior direito.
Digite os endereços de e-mail das pessoas com quem deseja compartilhar o documento (colegas, professores, etc.).
Selecione o nível de acesso que deseja conceder a essas pessoas: "Pode editar", "Pode comentar" ou "Pode visualizar".
Clique em "Enviar".
Agora você e seus colegas podem trabalhar juntos no mesmo documento ou apresentação em tempo real!
Visualizando o histórico de edições
Abra o documento ou apresentação.
Clique em "Arquivo" no menu superior.
Selecione "Histórico de versões" e depois "Ver histórico de versões".
Aqui você pode ver todas as edições feitas no documento ou apresentação, incluindo as alterações feitas por cada colaborador e quando foram feitas.
Comentários e marcações
Selecione o texto ou objeto que deseja comentar.
Clique com o botão direito do mouse e escolha "Comentar".
Digite seu comentário e clique no botão "Comentar".
Para marcar alguém em um comentário, digite "@" seguido do endereço de e-mail da pessoa (ex: @lucascaitano@dohms.org.br). Ela receberá uma notificação por e-mail.
Usando o Google Drive no celular
Acesse e edite seus documentos em qualquer lugar usando o aplicativo do Google Drive no seu celular. Aqui está como fazer isso:
Instale o aplicativo do Google Drive em seu dispositivo móvel. Baixe para Android ou iOS.
Abra o aplicativo e faça login com seu endereço de e-mail institucional (nome@dohms.org.br) e senha.
Navegue pelos seus arquivos e pastas tocando neles.
Para criar um novo documento ou apresentação, toque no ícone "+" no canto inferior direito e selecione "Documentos Google" ou "Apresentações Google".
Compartilhando e colaborando no celular
Abra o documento ou apresentação no aplicativo do Google Drive.
Toque no ícone de três pontos no canto superior direito.
Selecione "Compartilhar e exportar".
Toque em "Compartilhar" e insira os endereços de e-mail dos colaboradores.
Escolha o nível de acesso desejado e toque em "Enviar".
Comentários e marcações no celular
Abra o documento ou apresentação no aplicativo do Google Drive.
Selecione o texto ou objeto que deseja comentar.
Toque no ícone de comentário (+) no canto superior direito.
Digite seu comentário e toque no ícone de avião de papel para enviá-lo.
Para marcar alguém em um comentário, digite "@" seguido do endereço de e-mail da pessoa (ex: @lucascaitano@dohms.org.br). Ela receberá uma notificação por e-mail.
😉 Pronto! Agora você sabe como utilizar o Google Drive com sua conta institucional @dohms.org.br para criar documentos de texto e apresentações, compartilhar e trabalhar colaborativamente.